Humaniza Ação

Humaniza Ação

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Humanizar é preciso!!



O tema da humanização esteve aliado a práticas de cuidado, como aquelas direcionadas à criança e à mulher, comprometidas com os direitos dos usuários, com o protagonismo dos sujeitos, com a importância da qualidade da relação entre profissionais da saúde e usuários comos aspectos comunicacionais.
A Humanização é uma política de saúde, cujo dispositivo acolhimento representa uma atitude relacionada ao componente ético do cuidado que se produz ou não no campo da saúde. É, assim, uma atitude da ordem de encontro e de escuta entre seres humanos, na sua dimensão mais ampla. Realmente é preciso humanizar, pois infelizmente o que temos visto, e a mídia tem mostrado é o descaso por parte de profissionais para com os pacientes. Vamos fazer diferença! Um olhar atento as necessidades do paciente, prestação de informações corretas, um sorriso, afinal, quem não se sentirá satisfeito? Portanto minha gente,vamos tratar as pessoas da maneira como gostaríamos de ser tratados.

Humanização






humanizabrasil.org.br



Humanizar significa tornar humano, agregar características humanas. Porém geralmente utiliza-se o termo com o objetivo de descrever o processo de "tornar agradável. Humanizar o atendimento não é apenas chamar a paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios constantemente, mas, além disso, também compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente. Humanizar também é, além do atendimento fraterno e humano, procurar aperfeiçoar os conhecimentos continuadamente é valorizar, no sentido antropológico e emocional, todos os elementos implicados no evento assistencial. Na realidade, a Humanização do atendimento, seja em saúde ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao outro, deve prestigiar a melhoria na vida de relação entre pessoas em geral. A humanização depende ainda de mudanças das pessoas, da ênfase em valores ligados à defesa da vida, na possibilidade de ampliação do grau de desalienação e de transformar o trabalho em processo criativo e prazeroso. 




Referencias: 


Ayres J. R. C. M. o cuidado, os modos de ser (do) humano  e as práticas de saúde. saúde e sociedade v. 13 n.3 p. 16-29. set-dez 2004


Benevides R.; Passos E. humaniza na saúde: Um novo modesmo. comunic saúde educação v.9 n.17 p.389-406 mar-ago 2005.