Humaniza Ação

Humaniza Ação

sábado, 4 de junho de 2011

UM OLHAR HUMANIZADO: PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

Em 1990 o Sistema Único de Saúde (SUS) foi regulamentado com os princípios de universalidade, equidade e integralidade. Desde então vários são os desafios encontrados para alcançá-los. Inúmeros avanços tem sido verificados no campo da saúde pública brasileira, especialmente ao longo das quase duas décadas e convivem de modo contraditório com problemas de diversas ordem. Para uma política de qualificação do SUS, a humanização deve ser vista como uma das dimensões fundamentais, não podendo ser entendida como apenas mais um programa a ser aplicado e sim como uma política que opere em toda rede SUS. Como política deve, portanto, traduzir princípios e modos de operar no conjunto das relações entre profissionais e usuários, entre os diferentes profissionais, as diversas Unidades e Serviços de saúde e as instâncias que constituem o SUS.
Para que isso ocorra, é necessário uma mudança técnica assistencial em relação ao profissional e usuário e sua rede social, através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e solidários, o qual é chamado de acolhimento (BRASIL, 2004). O acolhimento é o ato ou efeito de acolher, e expressa em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, um atendimento de inclusão (Brasil, 2004). O acolhimento visa ampliar o acesso à saúde, produzindo assim ações para que a equidade, universalidade e integralidade sejam realizadas, desencadeando mecanismos eficazes de regulação e ordenação da oferta de serviços, otimizando os recursos existentes para responder as necessidades de saúde da população. O profissional deve escutar as queixas, os medos, as expectativas dos usuários, identificando seu risco e vulnerabilidade, fazendo assim a classificação de risco. É através desta análise que ocorre a diferença de triagem e classificação de risco.

3 comentários:

  1. parabens pela postagem todos nós podemos ser multiplicadores e transformadores no processo de humanizar pois só assim conseguiremos mudar a atenção prestada hoje aos pacientes

    ResponderExcluir
  2. O acolhimento é aqui proposto como um dialogado, isto é, como uma técnica de conversa passível de ser operada por qualquer profissional,em qualquer momento do atendimento.Esse diálogo se orienta, fundamentalmente,pela busca de um maior conhecimento das necessidades de que o usuário se faz portador e dos modos de satisfazê-las. ,pois,nossas necessidades não são sempre imediatamente transparentes e nem jamais estão definitivamente definidas.

    Teixeira, R. R. Humanização e Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva v. 10, n. 3, 2005.

    ResponderExcluir
  3. Nos últimos anos o tema humanização passou a ser discutido amplamente na sociedade,particularmente nos serviços de saúde e hospitais como uma reação ao modelo hegemônico de assistência à saúde. Foram desenvolvidas várias ações buscando oferecer atenção mais humanizada nos serviços de saúde.Com isso espera-se melhorar a assistencia à saude

    ResponderExcluir